EUA criam 199 mil vagas de trabalho em dezembro

Resultado é menor que o esperado, mas a taxa de desemprego caiu.

Os Estados Unidos criaram 199 mil empregos no mês de dezembro, em termos líquidos, ficando abaixo do esperado por analistas ouvidos pelo The Wall Street Journal, que aguardavam a geração de 422 mil novos postos. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (7) pelo Departamento do Trabalho do país através do Relatório de Emprego (payroll).

Em contrapartida ao número inferior à expectativa, a taxa de desemprego recuou de 4,2% em novembro para 3,9% no mês passado, ficando em linha com as projeções do mercado.

Além disso, a geração de postos de trabalhos de novembro foi revisada para cima pelo Departamento do Trabalho, indo de 210 mil para a 249 mil, bem como a de outubro, que passou de 546 mil para 648 mil, como foi antecipado pelo Broadcast.

No mês passado, o salário médio por hora trabalhada se elevou em 0,61%, ante novembro, correspondendo ao acréscimo de US$ 0,19, a US$ 31,31, ficando maior que o consenso de 0,40%. Na comparação anual, houve um aumento salarial de 4,68% em dezembro, maior que os 4,20% esperados.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile