Os EUA abriram, no mês de julho, 122 mil novas vagas de emprego no setor privado, de acordo com pesquisa divulgada pela ADP (Automatic Data Processing) nesta quarta-feira (31).
O resultado ficou abaixo da expectativa de 150 mil novos postos de trabalho. O dado de julho também ficou abaixo dos registrados em junho, maio, abril e março, quando houve a criação, respectivamente, de 155 mil, 152 mil, 188 mil e 208 mil empregos.
A empresa ainda destaca que os ganhos salariais para os americanos que mudaram de emprego desaceleraram para 7,2%, ante 7,7% em junho.
Já o aumento para os trabalhadores que permaneceram em seus empregos teve ligeira oscilação, de 4,9% em junho para 4,8% um mês depois, o menor ritmo de crescimento em três anos.
Destaque para Serviços na criação de vagas
A maior parte dos novos empregos veio do setor de serviços, com 85 mil postos abertos. Transporte, concessionárias e comércio lideraram o movimento com 61 mil novos empregos.
Já na produção de bens de consumo houve abertura de 37 mil postos líquidos, puxados pelos 39 mil novos trabalhadores no setor de construção dos EUA.
“Com a diminuição do crescimento salarial, o mercado de trabalho está acompanhando o esforço do Federal Reserve para abrandar a inflação”, afirmou Nela Richardson, economista-chefe da ADP.
Jolts: EUA abriu 8,2 milhões de vagas de emprego em junho
Os EUA abriu 8,184 milhões de postos de trabalho dos setores não-agrícolos em junho, informou o Departamento do Trabalho a partir do relatório Jolts, nesta terça-feira (30). O resultado ficou praticamente estável em comparação ao mês de maio, quando o país abriu 8,230 milhões de vagas.
O resultado ficou um pouco acima do consenso LSEG de analistas, que estimava a criação de 8,025 milhões de vagas de emprego no mês. Em junho de 2023, segundo o Jolts, tinham sido abertos 9,582 milhões de postos.
Ao longo do mês, tanto o número de contratações como o total de desligamentos permaneceram praticamente inalterados, situando-se em 5,3 milhões e 5,1 milhões, respetivamente. A taxa de criação de vagas se manteve em 4,9% em junho.