Até final de 2024

EUA: diretor do Fed diz que corte de juros é ‘apropriado’

Em sua visão, a resiliência da inflação de moradia e de serviços ainda gera receios

Foto: EUA/Freepik
Foto: EUA/Freepik

O presidente distrital do Fed (Federal Reserve) da Filadélfia, Patrick Harker, declarou nesta segunda-feira (17) que apenas um corte nos juros em 2024 parece ser apropriado se a economia dos EUA seguir o curso atual.

“Dois cortes ou nenhum também são bastante possíveis se os dados forem mais para um lado ou para outro”, declarou o dirigente, de acordo com o “Valor”. Ele não vota nas decisões sobre os juros dos EUA neste ano.

“Se a inflação mais elevada no primeiro trimestre foi um obstáculo na estrada, quero ter a certeza de que a inflação mais baixa que estamos vendo agora no segundo trimestre não é um buraco”, afirmou ele em evento no Centro de Interdependência Global, na Filadélfia.

Em sua visão, a resiliência da inflação de moradia e de serviços ainda gera receios.

Além disso, Harker explicou que a manutenção dos juros onde estão por mais tempo vai auxiliar a derrubar a inflação e reduzir riscos de uma nova alta.

“Acredito que a atual taxa de juros, que se mantém estável durante quase 11 meses, continuará a servir-nos bem por mais algum tempo, mantendo-nos em um território restritivo para trazer a inflação de volta à meta”, comentou ele.

EUA: índice de atividade industrial Empire State melhora em junho

O índice de atividade industrial Empire State, que avalia as condições de manufatura no Estado de Nova York, nos EUA, registrou uma melhora significativa em junho, subindo de -14,3 em maio para -6,0 no mês seguinte.

Os dados foram divulgados pela distrital de Nova York do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA).

De acordo com o Federal Reserve de Nova York, o índice de novos pedidos aumentou dezesseis pontos, atingindo -1,0, indicando estabilidade nos pedidos, enquanto o índice de embarques subiu para 3,3, sugerindo um leve aumento nas remessas.