Os estoques das empresas nos EUA cresceram um pouco além das expectativas em julho, indicando que o aumento nos estoques pode impulsionar o crescimento econômico no terceiro trimestre.
De acordo com o Departamento de Comércio, os estoques nos EUA cresceram 0,4% em julho, após uma alta de 0,3% em junho, conforme divulgado nesta terça-feira (17).
O crescimento nos estoques, que é um componente significativo do Produto Interno Bruto (PIB), superou as previsões dos economistas, que esperavam um aumento de 0,3%.
Em julho, os estoques registraram um incremento de 2,5% em relação ao mesmo mês do ano passado.
O investimento privado em estoques nos EUA, ajudou a impulsionar a taxa de crescimento anualizada de 3,0% da economia no segundo trimestre. Há previsões de que esses estoques possam mitigar parcialmente o impacto negativo sobre o PIB causado pelo aumento do déficit comercial neste trimestre.
EUA: produção industrial cresce 0,8% em agosto
A produção industrial dos EUA dá sinais de aquecimento, com alta de 0,8% em agosto, informou o Fed (Federal Reserve) nesta terça-feira (17). Em julho, a atividade teve queda de 0,9% em julho.
Especificamente, o setor de manufatura avançou 0,9% em agosto após cair 0,7% no mês anterior. Esse padrão foi motivado em parte por uma recuperação no índice de veículos automotores e peças, que saltou quase 10% em agosto após recuo de 9% em julho.
Excluindo os veículos automotores e peças, no entanto, a manufatura cresceu apenas 0,3% em agosto.
O índice de mineração subiu 0,8%, enquanto o índice de serviços públicos ficou estável no mês.
A utilização da capacidade subiu de 77,4% em julho para 78,0% em agosto, uma taxa que está 1,7 ponto percentual abaixo de sua média de longo prazo (1972–2023).