EUA: estoques no atacado tem alta de 2,2% em dezembro

O valor representa um avanço de 1,7% quando confrontado com os resultados atingidos em novembro.

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos divulgou nesta quarta-feira (9) o aumento nos estoques no atacado em 2,2% em dezembro. O valor foi levemente maior do que o esperado, uma vez que estimavam uma alta de 2,1% no mês anterior.

O valor representa um avanço de 1,7% quando confrontado com os resultados atingidos em novembro. Com isso, os estoques estadunidenses vem oferecendo esperanças de que as restrições na cadeia de suprimentos possam estar diminuindo.

O relatório sucede notícias de terça-feira de que as importações de bens saltaram a um pico recorde em dezembro. Em dezembro, os estoques atacadistas de veículos automotores aceleraram 4,6%, após alta de 3,4% em novembro.

De acordo com o departamento de comércio norte-americano, os estoques no atacado excluindo automóveis componentes entraram no cálculo do PIB aumentaram 2,0% em dezembro.

O levantamento ainda informa que os estoques no atacado tiveram alta de 18,5% em dezembro em comparação com um ano antes.Os estoques são parte fundamental do Produto Interno Bruto (PIB) norte-americano. O investimento em estoque subiu a uma taxa anualizada ajustada sazonalmente de 173,5 bilhões de dólares no quarto trimestre, o segundo maior aumento trimestral já registrado.