EUA: inflação anual fecha com maior alta em 40 anos

País tem novo recorde de inflação em fevereiro, com 7,9%

O principal índice de inflação dos Estados Unidos encerrou o mês de fevereiro com o maior aumento anual em 40 anos, a 7,9%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Conforme divulgado nesta quinta-feira (10), pelo Departamento de Trabalho americano.

Essa é a maior taxa registrada desde janeiro de 1982, quando o índice foi de 8,4%. Em janeiro deste ano, a inflação já havia atingido seu maior patamar também desde 1982, em 7%, agora superada pelo índice de fevereiro.

O recorde é reflexo do aumento do preço do petróleo no mercado mundial, que já vinha em alta desde o ano passado com a recuperação econômica após o auge da pandemia. E as altas devem continuar acelerando nos próximos meses por conta da guerra entre a Rússia e Ucrânia.

As altas também têm impactado os custos de combustíveis e energia em todo o mundo, incluindo nos EUA.

O Departamento de Trabalho reportou que a inflação para o consumidor, se excluída a volatilidade em alimentos e energia, ficou em 6,4%, também uma alta em relação aos 6% de janeiro.

Ainda nessa semana,  o presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou a proibição de importação de petróleo russo nos EUA como sanção à guerra. No discurso sobre a medida, Biden reconheceu que haverá impacto no preço aos consumidores americanos.