![Foto: Canva Foto: Canva](https://uploads.bpmoney.com.br/2025/02/dVGVno02-NOTAS-3-1320x743.webp)
O relatório de emprego dos EUA, Payroll, divulgado nesta sexta-feira (7), mostrou que a economia criou 143 mil postos de trabalho em janeiro, ficando abaixo da previsão de 170 mil vagas.
A criação de empregos foi mais modesta do que o esperado, refletindo uma desaceleração no ritmo de crescimento do mercado de trabalho americano.
Apesar do número abaixo das projeções, a taxa de desemprego permaneceu estável em 4%, superando as estimativas do consenso do mercado, que apontavam uma leve alta para 4,1%.
A manutenção do índice de desemprego em 4% sinaliza uma relativa estabilidade no mercado de trabalho, embora o crescimento mais fraco no número de vagas possa indicar uma desaceleração econômica.
os dados do Payroll são observados de perto por economistas e investidores, pois podem influenciar as decisões do Federal Reserve sobre a política de juros nos próximos meses. A desaceleração na criação de vagas pode alimentar expectativas de um possível afrouxamento na política monetária.
ADP: setor privado dos EUA cria mais vagas que o esperado
O setor privado dos EUA criou 183 mil vagas de emprego em janeiro, de acordo com pesquisa da ADP (Automatic Data Processing) divulgada nesta quarta-feira (5).
O número superou as previsões de analistas, que esperavam 150 mil novos postos. A força do mercado de trabalho pode indicar uma inflação mais persistente.
Isto reforça as perspectivas de que o Fed (Federal Reserve) deve prolongar a pausa nos cortes de juros dos EUA.
Mas, para previsões mais certeiras, investidores ainda aguardam os dados completos do mercado de trabalho do país norte-americano, que vêm com a divulgação do payroll, nesta sexta-feira (7), às 10h30.