EUA: payroll desacelera e fica em 194 mil vagas

A taxa de desemprego diminuiu para 4,8% em setembro.

A criação de vagas de emprego nos Estados Unidos desacelerou em setembro, indo para 194 mil novos postos de trabalho não-agrícolas, como foi divulgado pelo Departamento de Trabalho do país em seu relatório de empregos, o payroll, nesta sexta-feira (8).

O resultado vem em meio ao fechamento de postos no setor público, contudo, as contratações podem aumentar nos próximos meses, à medida que as infecções por Covid-19 diminuem.

Os dados de agosto foram revisados para cima, computando 366 mil contra as 235 mil relatadas anteriormente.

As expectativas de economistas ouvidos pela Reuters eram para a abertura de 500 mil vagas. Já as estimativas, variaram entre 700 mil e 250 mil postos de trabalho.

Parceiros

A taxa de desemprego diminuiu para 4,8% em setembro, ante 5,2% do mês anterior.

O modesto avanço de empregos deve arrefecer as expectativas de um crescimento econômico rápido, após o tímido aumento no terceiro trimestre.

A economia e o mercado de trabalho norte-americanos continuam limitados pela escassez de mão de obra e de matéria-prima decorrente da pandemia da Covid-19. Além disso, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), declarou, de acordo com o MoneyTimes, em uma coletiva que: “Seria necessário um relatório de emprego razoavelmente bom” para que a redução da compra de títulos ocorresse.