Economia

EUA: pedidos de auxílio-desemprego caem para 228 mil

Dado da semana veio abaixo da previsão do consenso de analistas

O número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA caiu para 228 mil na semana encerrada em 26 de agosto, ante aos 232 mil pedidos registrados na semana anterior, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (31) pelo Departamento do Trabalho americano.

O dado da semana veio abaixo da previsão do consenso de analistas, que estimavam 235 mil solicitações.

A média móvel trimestral de solicitações atingiu 237.500 na semana, uma alta de .250 ante o dado revisado da semana anterior, de 237.250.

A taxa de desemprego segurado ficou em 1,2% na semana encerrada em 19 de agosto, 0,1 ponto percentual mais alta que na semana anterior. Esse dado tem uma semana de atraso em relação ao principal.

O número de pedidos continuados teve alta de 28 mil na semana de 19 de agosto, para 1,725 milhão, ante um dado revisado para baixo, de 1,697 milhão.

EUA abrem 177 mil empregos no setor privado em agosto

Os EUA abriram 177 mil postos de trabalho no setor privado em agosto, conforme mostrou o Relatório de Emprego ADP nesta quarta-feira (30). O número veio abaixo das projeções do mercado, que previam a criação de 195 mil empregos no mês. Em julho, foram abertas 324 mil vagas, conforme dados revisados.

A pesquisa da ADP, que adotou nova metodologia no ano passado, também mostrou que os salários no setor privado tiveram expansão média anual de 5,9% em julho. 

“Os números deste mês são consistentes com o ritmo de criação de empregos antes da pandemia. Depois de dois anos de ganhos excepcionais ligados à recuperação, estamos avançando no sentido de um crescimento mais sustentável dos salários e do emprego à medida que os efeitos econômicos da pandemia diminuem”, disse Nela Richardson, economista-chefe da ADP.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile