O Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou nesta quinta-feira (4) que os pedidos de auxílio-desemprego recuaram em 14 mil, para 269 mil em dado ajustado sazonalmente, na semana encerrada em 30 de outubro, renovando a mínima em 19 meses.
Conforme os dados, esse foi o nível mais baixo desde meados de março do ano passado, quando foram estabelecidas as medidas para controlar as infecções por Covid-19 no país, momento em que empresas foram fechadas. o resultado divulgado nesta quinta indica que a economia norte-americana está voltando aos trilhos diante de uma relevante melhora da pandemia.
Entretanto, a escassez de trabalhadores segue sendo um obstáculo. Segundo a Reuters, alguns fatores estabelecidos durante a crise sanitária, como necessidades de cuidado, o medo de contrair o coronavírus, aposentadorias precoces, envelhecimento da população e entre outros, resultaram em 10,4 milhões de postos de trabalho não preenchidos no final de agosto.
Em entrevista na quarta-feira, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse que “esses impedimentos à oferta de trabalho devem diminuir com mais progresso na contenção do vírus, apoiando os ganhos no emprego e na atividade econômica”.