A leitura preliminar feita pela IHS Markit divulgada nesta terça-feira (22) mostra que o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos Estados Unidos, que engloba os setores industrial e de serviços, subiu de 51,1 em janeiro para 56,0 em fevereiro.
Analistas esperavam 56,0 pontos em fevereiro. Números acima de 50 pontos sugerem expansão da atividade, enquanto valores menores sugerem contração. O PMI que mede apenas a produção do setor industrial subiu para 52,5 pontos em fevereiro, de 50,5 pontos em janeiro.
“O ritmo de crescimento econômico acelerou acentuadamente em fevereiro, à medida que as restrições à covid-19, reforçadas para combater a variante Ômicron, foram redimensionadas. Foi relatado que a demanda reviveu e as restrições de oferta, tanto em termos de disponibilidade de componentes quanto de escassez de pessoal, moderaram”, afirmou o economista do IHS Markit, Chris Williamson.
O Índice de Gerentes de Compra (PMI, na sigla em inglês) Composto preliminar subiu a uma leitura de 56,0 neste mês, de 51,1 em janeiro, atribuindo o ganho ao “retorno de funcionários de licenças de saúde, aumento de viagens e maior disponibilidade de matérias-primas”. Já o PMI de serviços avançou de 51,2 em janeiro para 56,7 em fevereiro, acima da projeção de 52,2.
“Depois do menor nível de 18 meses em janeiro, o PMI composto de fevereiro indicou uma expansão substancial na produção do setor privado que superou a média de longo prazo da série”, afirmou a consultoria.