Economia

EUA: PMI de serviços sobe para maior nível em 33 meses em dezembro

Este foi o 23º mês consecutivo em que o PMI de serviços do país norte-americano seguiu acima do patamar de 50 pontos

Foto: CanvaPro
Foto: CanvaPro

O PMI (índice de gerente de compras) de serviços dos EUA subiu a 56,8 pontos em dezembro contra os 56,1 pontos em novembro, firmando o maior nível em 33 meses, de acordo com o S&P Global. Este foi o 23º mês consecutivo em que o indicador seguiu acima do patamar de 50 pontos, o que representa expansão da atividade econômica.

Considerando que os resultados do setor de serviços e do setor industrial já foram apurados, o PMI composto dos EUA passou de 54,9 para 55,4 pontos no mês passado. Com o apoio da aceleração de novos pedidos e crescimento do emprego, esse também se firmou como o maior nível desde abril de 2022.

A disposição maior dos consumidores em gastar, após o resultado da eleição presidencial em novembro, foi o que impulsionou o último resultado do setor de serviços, de acordo com a S&P Global.

Além disso, um aumento também foi registrado na confiança empresarial, que subiu ao maior nível em 18 meses. Com o aumento da carga de trabalho, as empresas contrataram pela primeira vez em cinco meses. 

O relatório também apontou que a inflação de custos desacelerou para o ritmo mais baixo em quase um ano, segundo o “Valor”.

“As expectativas de um crescimento mais rápido em 2025 baseiam-se na antecipação de políticas mais favoráveis aos negócios por parte da administração Trump que está por vir, incluindo ambientes fiscais e regulatórios favoráveis, além de protecionismo por meio de tarifas”, afirmou Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence.

Na visão dele, o PMI do setor de serviços mais forte em dezembro prepara a economia dos EUA para um “bom começo” em 2025. No entanto, também é compreensível uma abordagem mais cautelosa em relação à redução das taxas de juros pelo Fed (Federal Reserve). 

“Um foco importante nos próximos meses será a vulnerabilidade da economia a qualquer mudança significativa nas expectativas de taxa de juros, especialmente porque a atividade dos serviços financeiros foi um motor importante de crescimento no fim de 2024”, ele afirma.

EUA: PMI industrial medido pelo ISM sobe a 49,3 em dezembro

O PMI (índice de atividade industrial), referente aos EUA e elaborado pelo ISM (Instituto para Gestão da Oferta), registrou uma alta no último mês de 2024.

O indicador subiu de 48,4 em novembro para 49,3 em dezembro, demonstrando uma leve recuperação no setor industrial do país.

O resultado superou as expectativas do mercado, já que analistas consultados pela FactSet estimavam que o PMI se mantivesse estável em 48,4, o mesmo nível registrado no mês anterior.

O PMI, que mede a saúde da indústria, é um dos principais termômetros da economia e sua variação indica o ritmo de crescimento ou contração do setor.

Embora ainda esteja abaixo da linha dos 50 pontos, que separa expansão de contração, a melhora no índice sugere que o setor industrial dos EUA pode estar se estabilizando após meses de desaceleração.

Essa leve recuperação pode ser um sinal positivo para a economia, especialmente em um contexto de incertezas globais e desafios internos.

O aumento do PMI de dezembro pode ser interpretado como um reflexo de uma modesta retomada da confiança no setor industrial, apesar de permanecer abaixo da linha de 50, que indica contração.

A leitura positiva gerou otimismo entre investidores, que esperam que a recuperação seja sustentada nos próximos meses.

No entanto, a recuperação total da indústria americana ainda depende de fatores como a evolução das políticas fiscais e monetárias e a resolução de desafios globais que afetam a cadeia de fornecimento e o comércio internacional.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile