Muito acima do esperado

EUA: relatório ADP indica criação de 233 mil empregos em outubro

Mercado previa a criação de 114 mil vagas; dado de outubro também supera o do mês anterior, quando foram criados 159 mil empregos

EUA
Foto: Pixabay

O relatório de empregos do setor privado ADP apontou para uma criação de 233 mil vagas em outubro nos EUA, mais que o dobro do resultado esperado pelo mercado (114 mil vagas).

O dado de outubro também representa uma alta em relação ao mês anterior, que sofreu uma revisão para cima (de 143 mil novas vagas para 159 mil).

Na terça-feira (29), o relatório Jolts indicou uma queda no número de vagas abertas, para 7,4 milhões. O resultado ficou aquém da previsão de analistas, que esperavam recuo para 7,9 milhões. O número de agosto foi revisado para 7,9 milhões, ante resultado inicial de 8 milhões.

Em resposta, especialistas consultados pelo BP Money sinalizaram um possível arrefecimento do mercado de trabalho norte-americano e da economia, o que, segundo eles, pode impactar a política monetária.

“Em um contexto onde o consumo e a demanda estão dando sinais de desaceleração, o Fed pode ver nesses dados uma justificativa para manter ou até aprofundar cortes nas taxas de juros, a fim de estimular a economia e evitar uma desaceleração mais acentuada”, destacou Carlos Braga Monteiro, CEO do Grupo Studio.

Para o analista CNPI da Ouro Preto Investimentos, Sidney Lima, porém, embora o Jolts reforce a tendência de redução nas vagas de emprego, é crucial observar como os demais indicadores econômicos se comportarão. Na sexta (1), será divulgado o Payroll, indicador preferido do Fed (Federal Reserve).

Biden: economia dos EUA é ‘a mais forte do mundo’ sem Trump

Joe Biden, o atual presidente dos EUA, deu um discurso nesta terça-feira (29) sobre suas políticas econômicas enquanto esteve em Baltimore, em Maryland. Ele declarou que a economia norte-americana é “a mais forte do mundo inteiro”.

A disputa presidencial no país entrou na reta final esta semana, pois acontecerá no dia 5 de novembro, sendo assim, o mandatário aproveitou a ocasião para dizer que a economia norte-americana avançou muito desde a saída de Donald Trump, segundo o “Estadão”. 

Trump foi seu antecessor e agora é o candidato que faz frente à Kamala Harris, atual vice-presidente,

“A inflação está perto dos níveis antes da pandemia”, disse Biden. De acordo com o presidente, os EUA atraíram mais de US$ 1 trilhão em investimentos externos.