EUA

EUA surpreende com a criação de 184 mil vagas no setor privado

O número ficou acima do esperado pelo consenso de analistas, que apostavam em 145 mil novos postos de trabalho

EUA
EUA / Foto: Pixabay

Os EUA surpreendeu com a criação de 184 mil vagas no setor privado ao longo do mês de março, de acordo com o Relatório Nacional de Emprego ADP, produzido pela ADP Research Institute.

O número ficou acima do esperado pelo consenso de analistas, que apostavam em 145 mil novos postos de trabalho.

Ainda segundo o relatório, para os trabalhadores que se mantiveram no mesmo emprego, os salários anuais aumentaram 5,1%. Entre os que trocaram de emprego, a taxa foi de 10%.

Através de nota, Nela Richardson, economista chefe da ADP, destacou a surpresa não só pelos ganhos salariais, mas pelos setores que os registaram.

“Os três maiores aumentos para quem mudou de emprego ocorreram na construção, nos serviços financeiros e na indústria de transformação”, disse.

No mês, os segmentos de serviços abriram 142 mil novas vagas, especialmente no comércio e transportes (29 mil) e nas atividades financeiras (17 mil). No setor de bens, foram 42 mil novos postos, sendo 33 mil na construção.

Jolts dos EUA: vagas em aberto crescem em fevereiro

O relatório Jolts (Job Openings and Labor Turnover Survey) realizado nos EUA para medir o número de vagas de trabalho em aberto, revelou que, em fevereiro, houve alta no índice, chegando a 8,8 milhões. A divulgação ocorreu nesta terça-feira (2), por parte do Escritório de Estatísticas Trabalhistas do país.

No mês anterior, janeiro, o resultado do Jolts mostrou 8,7 milhões de vagas em aberto. Desta vez, o indicador mostrou-se alinhado às expectativas dos analistas. O mercado esperava cerca de 8,775 milhões de vagas em aberto.

Para o Goldman Sachs, a projeção era de queda do Jolts, com 8,5 milhões de vagas em aberto, em fevereiro. Tal ambiente refletiria a retração nas postagens de empregos on-line, de acordo com o Valor Investe.