O euro vem perdendo seu valor constantemente, se encontrando em paridade em relação ao dólar e agora, caindo abaixo dele, segundo o “Infomoney”. A queda ocorre devido à expectativa de uma recessão na Europa e ao aumento do sentimento de aversão ao risco.
A queda abaixo da paridade ocorreu após dados fortes de inflação nos EUA. Somando, este ano, uma perda de mais de 10% para a moeda europeia. Segundo o “Infomoney”, além disso, o aumento de juros nos EUA atrai investidores para a compra de dólares, o qual continua a ser considerado um “porto seguro”.
O portal de notícias “Exame Invest” informou que além do euro ter caído, o dólar está se valorizando desde o início do ano em comparação com as seis principais moedas globais.
Por exemplo, a moeda americana subiu 16,2% sobre o iene japonês, 12% sobre a libra esterlina e 11,4% sobre o euro.
A ameaça de uma crise energética na Europa, com a possibilidade do fornecimento e gás natural pela Rússia ser interrompido, também pesa sobre o euro.
A economia da Alemanha é dependente do gás russo para 50% da sua produção energética total e, por isso, deverá ser o primeiro a sofrer a recessão.
De acordo com a “Exame Invest”, os EUA são totalmente autônomos em relação ao gás russo, diferentemente da Europa, esta é outra razão pela qual o dólar está ganhando força sobre o euro.
Além disso, a resiliência americana, observada pelos dados divulgados nesta última sexta-feira, 8, mais recentes sobre o mercado de trabalho americano.