Afrouxamento

Europa: BCs apontam que corte de juros de aproxima

O SNB cortou os juros pela segunda vez consecutiva, seguindo uma leve desaceleração no núcleo da inflação

Euro/Foto: Freepik
Euro/Foto: Freepik

Os Bancos Centrais da Europa divulgaram suas decisões sobre a política monetária nesta quinta-feira (20) e apontaram que o período de juros historicamente altos está perto de acabar. É possível que esteja se iniciando um movimento de corte nas taxas.

O Norges Bank da Noruega e o BoE (Banco da Inglaterra) mantiveram suas taxas de juros, respectivamente, em 4,5% e 5,25%, ao passo que o SNB (Banco Nacional da Suíça) reduziu sua taxa em 1 p.p. (ponto percentual) para 1,25% ao ano. As decisões vêm duas semanas após o BCE (Banco Central Europeu) realizar um corte de 0,25 ponto, com a taxa de referência em 3,75%.

O SNB cortou os juros pela segunda vez consecutiva, seguindo uma leve desaceleração no núcleo da inflação. A Suíça foi o primeiro país a reduzir suas taxas, em março.

“Com a redução do juro pelo SNB, vamos manter as condições monetárias apropriadas”, disse, de acordo com o “Valor”, o presidente da instituição, Thomas Jordan. Ele sinalizou que o processo de afrouxamento ainda não acabou.

Shein: movimentação pré-IPO tem obstáculos na Europa

Ao passo que a varejista de e-commerce Shein intensifica as tratativas pré-IPO no Reino Unido, a resistência cresce por parte do setor e de parlamentares na zona do euro.

Enquanto cidadãos de 27 países votavam nas eleições da União Europeia, os fabricantes da indústria têxtil e de vestuário apelaram esta semana para os futuros líderes políticos. Os comerciantes querem proteção às empresas no setor contra produtos de baixo custo que são “despejados” no mercado, como os produtos de fast-fashion da Shein.

Com a política industrial sendo uma questão fundamental nas eleições, os fabricantes de vestuário, varejistas e empresas de comércio eletrônico estão tentando colocar o tema em pauta. O esforço está sendo similar ao utilizado pela UE sobre o excesso de capacidade chinesa em veículos elétricos.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile