O ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, afirmou nesta sexta-feira (25) que, neste momento, os investidores têm a oportunidade de aproveitar a transformação em curso na economia global em direção ao aço verde e ao cimento verde.
“Essas são oportunidades de investimento nas quais a gestão de investimentos e o Just Climate estão focando aqui em São Paulo”, disse Gore durante painel na Expert XP, realizada na capital paulista.
“Os primeiros investidores têm a chance de se beneficiar dessa mudança na economia global rumo ao aço verde, ao cimento verde e à melhor forma de agricultura — aquela que não depende de queimadas, mas é mais sustentável ano após ano, que coloca carbono no solo e o torna mais fértil”, acrescentou.
Energia verde e investimentos futuros, segundo ex-vice-presidente
Ainda durante o painel, o norte-americano falou sobre energia verde. Segundo ele, o mundo está começando a alcançar o Brasil em termos de proporção de eletricidade gerada por fontes renováveis.
“Vocês têm muita energia hidrelétrica, mas agora a forma mais barata de gerar eletricidade é a solar. A energia solar combinada com baterias está dominando os mercados energéticos do mundo”, afirmou.
Gore destacou que investir sempre envolve olhar para o futuro e identificar onde os investimentos estarão no próximo ano ou em cinco anos.
Segundo ele, no ano passado, cerca de 93% da capacidade de geração de eletricidade instalada no mundo veio de fontes solares, eólicas e outras renováveis.
“Há três vezes mais carbono no primeiro metro da camada superficial do solo do que em todas as árvores e vegetação do mundo inteiro”, disse. “Como tratamos esse carbono e como devolvemos mais carbono ao solo é um dos segredos”, afirmou, referindo-se a investimentos promissores para o futuro.