Indicadores econômicos

Expert XP: debate sobre Selic está sem parâmetro, diz economista-chefe da SulAmérica

Daniela Gamboa, Head de Crédito Privado e Imobiliário da asset, também participou do Expert XP em painel sobre Crédito Privado

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A SulAmérica Investimentos esteve presente na 14ª edição da Expert XP, em São Paulo, que aconteceu entre os dias 29 e 31 de agosto. A economista-chefe da asset, Natalie Victal, falou sobre o possível aumento da Selic (taxa básica de juros) e mostrou otimismo com a economia norte-americana, mas preocupação com a economia chinesa.


“Mantidos os preços atuais, acredito que o Banco Central será levado a subir 0,25% [a Selic]. O que me preocupa um pouco no debate sobre esse novo ciclo é que ele está sem parametrização. Eu ainda vejo um case sólido para manutenção da taxa básica. Se o BC parar no “meio do caminho” os ganhos da estratégia são discutíveis. Ela pode, pelo contrário, catalisar um debate de dominância fiscal”, afirmou Natalie durante sua o painel “Ciclos Econômicos: Onde estamos e para onde vamos?”.

A economista comentou também sobre a corrida presidencial dos Estados Unidos. “O mercado de trabalho dos EUA está conseguindo encontrar equilíbrio. É um sinal de saúde, não de fraqueza. Dada a sinalização do Fed de que está focado no mandato de emprego, a assimetria é para cortar mais os juros por lá. A eleição nos EUA ensina sempre muita humildade”, comentou ela durante a Expert XP.

“Vemos uma eleição aberta. Até mudança de candidato aconteceu. Do ponto de vista fiscal, ninguém está prometendo ajuste e sim expansão. O ex-presidente Trump é um case de dólar forte, como já vimos, o que acaba sendo ruim para países emergentes. Com a China, por outro lado, há uma preocupação maior, mas não vejo colapso no crescimento do país”, prosseguiu.

Expert XP: Credito Privado deve ter espaço na carteira do investidor, diz Head da SulAmérica Investimentos

Já no painel “O Crédito Privado segue sendo a bola da vez?”, a Head de Crédito Privado e Imobiliário da SulAmérica Investimentos, Daniela Gamboa, destacou que esta é uma classe de ativo que deve ter espaço recorrente na carteira do investidor – em especial quando os juros estão elevados, como agora –, mas sem chamar de modismo.

Parceiros

“Crédito privado já é uma estratégia antiga da casa. Temos uma grade bem completa de produtos. Vivemos agora em 2024 um ano de recorde de emissões. Hoje, temos um mercado mais maduro e estratégias ativas e bem diversificadas”, afirmou.

Além dos painéis, a SulAmérica Investimentos teve estande na Expert XP. O espaço ficou lotado durante todo o evento, onde foram promovidas ações de relacionamento e networking com a presença de diretores da empresa, clientes e importantes players do setor.

Considerado o maior festival de investimentos do mundo, a Expert XP é composta por palestras sobre o mercado financeiro, abordando temas de investimentos, política, economia e empreendedorismo, com participantes e palestrantes de diversos países.

“Nós participamos da Expert XP desde as primeiras edições. É um evento sempre muito produtivo e extremamente importante para ficarmos cada vez mais próximos dos agentes autônomos de investimentos (AAIs) de todo o país e dos investidores”, comentou Marcelo Mello, CEO da SulAmérica Vida, Previdência e Investimentos.