Economia

Expert XP: Leite diz que Haddad "tem sido muito correto" com estados

"O ministro Haddad tem a disposição para o diálogo", disse Leite

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), não poupou elogios a atuação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). O tucano conversou com a imprensa após participar de um debate com chefes do Executivo de mais três unidades da federação na Expert XP 2023, neste sábado (2).

Leite destacou o tratamento do petista, mesmo estando em lados diferentes do espectro político. “Do ponto de vista institucional e do tratamento republicano, a atuação do ministro Haddad tem sido muito correta em relação aos entes subnacionais. Estamos discutindo o regime de recuperação fiscal, o tema da dívida e da criação de um ambiente melhor para o desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul e quero dizer que o ministro Haddad tem a disposição para o diálogo”, comentou ao ser questionado pelo BP Money.

Na ocasião, o gestor comparou o comportamento do governo atual com a administração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). “A gente vem do governo Bolsonaro, que era de ataques de todos os lados, de ataque à imprensa, de ataque a partes da sociedade, de ataque a governadores. Era um clima de hostilidade constante altamente nocivo numa democracia”, condenou.

Expert XP: governadores discutem papel do estado na economia

Na abertura do segundo dia da Expert XP, neste sábado (2), os governadores de quatros estados discutiram, entre outros assuntos, o papel do Estado na economia.

No palco estiveram presentes os chefes dos Executivos do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), do Piauí, Rafael Fonteles (PT), do Pará, Helder Barbalho (MDB) e de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

A primeira edição da Expert XP aconteceu em 2011, especialmente para os assessores de investimentos da XP. Em 2017, o evento abriu as portas ao público geral, com o intuito de alcançar a vida dos brasileiros por meio da educação financeira. Em 2019, na última edição presencial, tornou-se o maior festival de investimentos do mundo, com mais de 30 mil pessoas presentes.