O escritório de estatísticas da Alemanha, Destatis, divulgou nesta sexta-feira (7) o aumento das exportações alemãs em 1,7% no mês de novembro, ao passo que as importações cresceram 3,3% no mesmo período.
Os dados revelam que as exportações da Alemanha registraram avanço em novembro de 2021, no entanto em ritmo significativamente menor do que as importações.
Neste mesmo cenário, o superávit comercial da Alemanha somou 10,9 bilhões de euros, o equivalente a US$ 12,3 bilhões, em novembro, considerando-se tanto ajustes sazonais quanto de calendário. O número ficou acima do saldo positivo de 9 bilhões de euros esperado por analistas consultados pelo The Wall Street Journal.
Os resultados, ainda que contidos, ficaram acima das projeções de economistas consultados pelo “Wall Street Journal”, que previam um superávit comercial de 9 bilhões de euros.
A produção industrial da Alemanha recuou 0,2% em novembro ante outubro de 2021, segundo dados com ajustes sazonais publicados hoje pela Destatis. O resultado frustrou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta de 0,5% no período. Apenas a produção manufatureira aumentou 0,2% na comparação mensal de novembro, mas o setor de construção teve contração de 0,8%.