Fed não tomou nenhuma decisão para a reunião de março, diz Powell

Na última terça-feira, Powell declarou que Fed deve precisar elevar mais os juros que o esperado

O presidente do Fed (Federal Reserve, o Banco Central dos EUA), Jerome Powell, afirmou nesta quarta-feira (8) que os dirigentes da instituição monetária ainda não decidiram o ritmo do aumento de juros que será feito na reunião do próximo dia 22 do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).

Na última terça-feira (7), Powell declarou que Fed deve precisar elevar mais os juros que o esperado. Tal fala fez com que o mercado passasse a esperar uma alta de 0,5 ponto percentual (p.p.) dos juros neste mês de março.

Em comentários feitos nesta quarta-feira, o presidente do Fed voltou a afirmar que o pico dos juros básicos nos EUA deve ser maior que o esperado em dezembro, mês em que a entidade divulgou suas últimas projeções.

Fed deve precisar elevar mais os juros que o esperado, diz Powell

O presidente do Fed (Federal Reserve, o Banco Central norte-americano), Jerome Powell, afirmou na terça-feira (7) que a instituição monetária deve precisar elevar os juros mais do que o esperado em resposta aos recentes dados econômicos fortes dos EUA.

“Os dados econômicos mais recentes chegaram mais fortes do que o esperado, o que sugere que o nível final dos juros deve ser mais alto do que o previsto anteriormente”, disse Powell durante uma audiência perante o Comitê Bancário do Senado.

A declaração do dirigente do Fed surge após a inflação norte-americana ter saltado de forma inesperada em janeiro e o governo dos EUA relatar uma forte abertura de postos de trabalho naquele mês.

Segundo Powell, o Banco Central norte-americano está ciente de que esses dados podem ser um sinal de que a instituição precisa fazer mais para conter a inflação.

“Se a totalidade dos dados indicar que um aperto mais rápido se justifica, estaremos preparados para aumentar o ritmo das altas de juros”, relatou Powell.

O Fed realizará sua próxima reunião de política monetária em 21 e 22 de março, após a divulgação na próxima sexta-feira (10) desta semana do relatório mensal de empregos do governo e um relatório de inflação na semana que vem.