EUA

Fed: mercado aposta em alívio e vê cenário provável de um corte

O mercado financeiro está apostando em cortes de juros pelo Fed este ano, após duas leituras de PMIs apontarem desaceleração

Fed EUA
Foto: Pexels/EUA

O mercado financeiro está apostando em cortes de juros pelo Fed (Federal Reserve) este ano, após duas leituras de índices de gerentes de compras (PMIs) apontarem desaceleração do setor de serviços nos EUA. As informações são do CME Group, que monitora o comportamento da curva futura.

A ferramenta mostrou que o cenário mais provável é de a taxa básica encerrar 2025 na faixa entre 3,75% e 4,00%, o que representaria um corte acumulado de 50 pontos-base no período. Essa hipótese tem 32,5% de chance.

Contudo, após a divulgação dos dados, a possibilidade de uma redução total de 75 pontos-base aumentou de 19,4% para 21,1%.

Além disso, o risco de um corte mais modesto, de apenas 25 pontos-base, recuou de 29% para 27,1%. Bem atrás, segundo o InfoMoney, a probabilidade de o Fed manter os juros básicos nos níveis atuais caiu para 9,4%.

Fed de Richmond considera cortes de juros em meio a cenário incerto

O presidente do Fed (Federal Reserve) de Richmond, Tom Barkin, expressou nesta quarta-feira (5) que a autarquia monetária norte-americana permanece com uma inclinação para realizar novos cortes na taxa de juros ainda neste ano, embora seja essencial compreender melhor o impacto das novas políticas do governo de Donald Trump, especialmente nas áreas de comércio, imigração e regulação.

Na ocasião, a autoridade destacou que essas incertezas precisam ser avaliadas de forma mais clara antes que uma decisão final seja tomada sobre os próximos passos da autoridade monetária.

Barkin, em entrevista à Bloomberg Television, observou que além das tarifas impostas, outras questões como desregulação, políticas de imigração, mudanças na política energética e a instabilidade geopolítica adicionam mais complexidade ao cenário econômico.

“Há muitas incertezas no ar”, comentou, referindo-se à dificuldade de prever os efeitos dessas políticas em um contexto de volatilidade global.