Fed prevê inflação alta nos EUA até meados de 2022

Segundo o presidente, a instituição está pronta para tomar medidas se o aumento dos preços não arrefecer.

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Jerome Powell, anunciou na tarde desta terça-feira (11) que a previsão para a inflação alta deve durar até o primeiro semestre deste ano. O chefe da autarquia monetária acrescentou que a instituição está pronta para tomar medidas se o aumento dos preços não arrefecer.

De acordo com Powell, em um cenário em que a inflação permaneça com as mesmas características no segundo semestre de 2022, “reagiremos em consequência”, disse, deixando subentendido que o Fed não hesitaria em aumentar as taxas de juros de forma mais agressiva.

“Para garantir um crescimento sustentável [da economia], devemos ter estabilidade de preços”, assegurou o presidente aos legisladores em audiência no Senado norte-americano.

O representante do Fed também destacou que o retorno  à normalidade levará tempo e tornou a caracterizar a trajetória da dívida pública nos Estados Unidos como “insustentável” e disse que as autoridades no país devem começar a endereçar isso “em breve”.
 
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile