O ministro das Finanças da França, Bruno Le Maire, avaliou nesta quarta-feira (17) que a inflação elevada não vai esfriar até o final de 2022. A afirmação foi direcionada ao comitê econômico do Senado.
“Achamos que essa inflação é transitória, mas quero ser bem claro aos franceses, não é uma transição que vai durar várias semanas, mas vários meses. Não vejo uma queda nos preços antes do final de 2022”, declarou.
O ministro já havia se posicionado um dia antes, em entrevista ao jornal alemão Handelsblatt, sobre o limite imposto para o nível de endividamento público pelas regras de ouro do Tratado de Maastricht, onde o caracterizou como “obsoleto”.
“Se olharmos para o nível de dívida após a crise do coronavírus, verificamos uma variação até 100% do PIB no conjunto dos membros do euro. A questão que se coloca é então esta: continuamos a aplicar regras como o obsoleto limite de 60% para a dívida pública nacional ou tentamos juntos, e com calma, pensar em novas regras”, afirmou o chefe da pasta de finanças francesa.