(Imagem: Pixabay)
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A gasolina no Brasil voltou a ficar 10% mais cara do que no mercado internacional, segundo levantamento da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis). 

O movimento ocorre em meio à queda do petróleo, que opera próximo de US$ 60 o barril. Já o diesel permanece mais barato no mercado doméstico do que no exterior.

De acordo com a Abicom, para que a Petrobras atingisse a paridade de importação (PPI), a gasolina poderia ter uma redução de R$ 0,28 por litro nas refinarias, enquanto o diesel exigiria um aumento de R$ 0,11.

Petrobras adota subsídio cruzado, diz Abicom

O presidente da entidade, Sérgio Araújo, afirma que a estatal está praticando um subsídio cruzado, compensando as perdas com o diesel pelos ganhos obtidos na gasolina. “Se reduzir o preço da gasolina, poderá ter que aumentar o diesel”, explicou.

O último reajuste da Petrobras para a gasolina foi em junho, com queda de R$ 0,17 por litro. No caso do diesel, o corte mais recente ocorreu em maio, de R$ 0,16 por litro.

O CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura) também calcula que o preço da gasolina no mercado interno está cerca de 10% acima do externo, enquanto o diesel apresenta diferença de 1,43% para baixo.

Segundo o analista de Inteligência de Mercado da StoneX, Bruno Cordeiro, a recente desvalorização do petróleo reflete a expectativa de distensão entre Rússia e Ucrânia. 

“O principal fator baixista hoje é a confirmação de que os presidentes dos EUA e da Rússia devem ter um novo encontro nas próximas semanas para discutir um possível acordo de paz”, afirmou.