Governo dos EUA estuda lançar ‘dólar digital’

O governo deve realizar o lançamento após a aprovação de três relatórios, sendo o primeiro divulgado ainda neste mês

O governo norte-americano está avaliando emitir “dólar digital”, para colocar a ideia em vigor eles devem aprovar três relatórios. Primeiro, o Federal Reserve Board divulgará um documento ainda neste mês de outubro sobre o sistema de pagamentos dos Estados Unidos que deverá fornecer orientações sobre a viabilidade da emissão de uma moeda digital do banco central.

Logo depois, o Fed de Boston publicará a pesquisa e o computador de código aberto sobre a tecnologia que pode sustentar um dólar digital. Finalmente, o Grupo de Trabalho do Presidente sobre Mercados Financeiros deve anunciar recomendações de políticas sobre como regulamentar as chamadas stablecoins, ou dólares digitais criados por empresas privadas.

Quando reunidos, os três relatórios fornecerão um roteiro para a comunidade financeira sobre como o Fed e o governo Biden veem o futuro cripto do dólar, até que ponto apoiam a adoção de uma moeda digital e as proteções que podem considerar necessárias para proteger indivíduos e investidores no que atualmente é um segmento do mercado em grande parte não regulamentado.

O documento do Fed Board deve se concentrar no sistema de pagamentos dos EUA, bem como nas perspectivas de uma moeda digital emitida pelo Fed. Nos últimos meses, membros do Fed se mostraram divididos sobre a utilidade de se criar um dólar digital. O vice-presidente do Fed para supervisão, Randal Quarles, disse que os benefícios de tal moeda são “pouco claros” e os riscos “significativos e concretos”.