Avaliação de analistas

Governo está queimando 1º seguro para déficit zero

O Congresso contava com dois tipos de “seguro” para alcançar a meta primária do governo, o déficit zero

Foto: Pixabay
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Para alcançar o resultado primário no limite inferior do arcabouço fiscal, ou seja, um déficit de até R$ 28,8 bilhões, a equipe econômica do governo “queima” o primeiro seguro autorizado pelo Congresso para a obtenção do centro da meta, que foi estabelecida em déficit zero ainda em 2024. A avaliação é de técnicos do Legislativo ouvidos pelo “Broadcast”.

Fontes que acompanham a elaboração do arcabouço fiscal explicam que o Congresso contava com dois tipos de “seguro” para alcançar a meta primária do governo: a criação de uma “banda”, com tolerância de 0,25 p.p. (ponto percentual) do PIB (Produto Interno Bruto) em relação à meta zero — para cima ou para baixo; e o empoçamento de recursos, que é quando os recursos são destinados a órgãos e ministérios, por exemplo, mas não são realizados de fato no Orçamento.

Com isso, os valores retornam aos cofres da União, contribuindo com o quadro fiscal.

Como apontado pelos técnicos, os R$ 3,8 bilhões do Orçamento que serão contingenciados pelo governo serão suficientes apenas para deixar a projeção de resultado primário no limite inferior da meta fiscal.

O próximo Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, que será divulgado na segunda-feira (22), deve apontar que a projeção de rombo para 2024 já chegava à casa de R$ 32 bilhões. A informação é do “InfoMoney”.

Apagão cibernético: Governo vai mapear danos aos consumidores

O Governo Federal, por meio da Secretaria de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, está tentando identificar possíveis danos aos consumidores brasileiros em consequência do apagão cibernético na manhã da sexta-feira (19), informou o blog de Malu Gaspar para o jornal O Globo.

De acordo com o titular da secretaria, Wadih Damous, o governo está buscando junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e à Febraban (Federação Brasileira de Bancos) os eventuais danos.

Clientes de bancos como Bradesco (BBDC4), Banco Pan e Next movimentaram as redes sociais na manhã desta sexta (19) com reclamações. Usuários relataram dificuldade para acessos os apps e realizar transações.