Guerra diminui otimismo de investidores, diz BofA

Os investimentos em ações estão sendo reduzidos e os fundos estão atingindo máximas.

A guerra que ocorre na Ucrânia está diminuindo as perspectivas de patrimônio de investidores, como foi dito pela pesquisa mensal de gerente de fundo do Bank Of America (BofA). Segundo a pesquisa de março, 44% dos entrevistados mencionaram o conflito entre Rússia e Ucrânia com o maior risco para o mercado.

Já outros 21% citaram uma possível recessão global, ficando distante dos 8% que mencionaram esse risco em janeiro.  Para o banco, o tomismo dos gestores para o crescimento econômico no mundo é mais o mais reduzido desde julho de 2008, às vésperas do Lehman Brothers. Além disso, 18% dos entrevistados apontaram a inflação como ponto de preocupação.

A inflação brasileira, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), fechou 2021 com alta de 10,6%, de acordo com dados apresentados pelo IBGE.  

A partir disso, a combinação desses componentes elevou os níveis de caixa de fundos globais para as máximas desde 2020, quando os mercados estavam sendo afetados pela Covid-19, como foi antecipado pelo Valor.