Com a invasão da Ucrânia pela Rússia, o comércio global caiu 2,8% entre fevereiro e março, após ter provocado uma grande queda na movimentação de navios em todo o mundo, segundo o Instituto de Economia Mundial de Kiel, na Alemanha.
O instituto tem um Indicador de Comércio Internacional que estima os fluxos comerciais de 75 países. Um algoritmo usa a inteligência artificial estudar os dados de movimentos de navios de 500 portos de todo o mundo para monitorar as importações e exportações.
Segundo o indicador, o maior impacto observado foi sobre a Rússia, já que as importações do país caíram 9,7% em março ante o mês anterior. Sobre as exportações, tiveram uma queda de 5%.
“As distorções reais causadas pela invasão da Ucrânia pela Rússia e as sanções impostas pelo Ocidente, assim como um alto nível de incerteza entre as empresas com relação à Rússia, estão visivelmente fazendo o comércio recuar em março”, explicou Vincent Stamer, responsável pelo Indicador de Comércio do Instituto de Kiel.
Os três portos de contêineres mais movimentados da Rússia, São Petersburgo, Vladivostok e Novorossiyk, tiveram o tráfego reduzido pela metade, por conta das sanções impostas ao país e à saída de diversas empresas ocidentais, disse a entidade.
“As sanções impostas pelo Ocidente estão claramente surtindo efeito, e a população russa está enfrentando uma oferta cada vez mais escassa de mercadorias do exterior. As empresas e companhias marítimas da Europa estão obviamente restringindo o transporte. O mesmo provavelmente vale para o transporte ferroviário, mais importante, o que explica o declínio acentuado nas importações da Rússia”, declarou Stamer.
Além disso, a guerra vem afetando o comércio da União Europeia, com queda de 5,6% em março e as importações recuaram 3,4%. Nos EUA, o impacto foi mais brando, com queda de 3,4% nas exportações e de 0,6% nas importações.