Guerra comercial

Haddad diz que EUA quer reunião com Brasil nos próximos dias

Haddad tem viagem marcada no fim desta semana para os EUA, para tratar sobre investimentos em data centers no Brasil

O ministro Fernando Haddad / Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
O ministro Fernando Haddad / Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Em meio aos desdobramentos de negociações entre os EUA e seus parceiros comerciais afetados pelas tarifas de Donald Trump, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que tem estabelecido contatos para se reunir em breve com o secretário de Tesouro norte-americano, Scott Bessent.

Além disso, Haddad afirmou ter recebido de autoridades dos EUA, nesta quarta-feira (30), o retorno de que ele estaria disponível para um encontro nos próximos dias.

O chefe da equipe econômica também apontou, em entrevista com jornalistas em Brasília, que pode tratar em um eventual encontro com Bessent das tarifas comerciais impostas pelos EUA. 

No entanto, ele ressaltou que esta agenda está sendo conduzida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e que há vários outros assuntos da Fazenda para serem discutidos com o titular do Tesouro dos EUA.

Haddad tem viagem marcada no fim desta semana para a Califórnia, Estado norte-americano, para tratar sobre investimentos em data centers no Brasil.

O ministro completou as informações dizendo que o encontro com Bessent não deve acontecer nesta visita, mas que pode ocorrer em breve, seja presencialmente ou virtualmente.

Haddad terá reuniões com CIO do Google (GOGL34) e CEO da Nvidia (NVDC34)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), viajará para os EUA e ao México entre 3 e 8 de maio. Na agenda, está prevista a participação no Milken Institute Global Conference, em Palo Alto, no Vale do Silício, na Califórnia. Além disso, ele buscará atrair investimentos do setor de tecnologia em data centers.

Na próxima segunda-feira (5), o ministro se desloca para Palo Alto e terá uma reunião entre 8h e 9h30 com a CIO do Google (GOGL34), Ruth Porat.

Haddad também deve buscar reforçar as medidas tomadas pelo governo para melhorar o ambiente regulatório, além de debater os desafios globais climáticos e tarifários.

O ministro desembarca em Los Angeles, EUA, na noite da próxima sexta-feira (2 de maio) e chega à cidade na manhã de sábado (3).

O primeiro compromisso oficial ocorrerá no domingo (4), em um jantar privado com investidores internacionais oferecido pelo Milken Institute, em Los Angeles.

Na ocasião, o ministro ouvirá as impressões dos executivos sobre o ambiente econômico nos EUA. A ideia é que ele se inteire sobre a situação da maior economia do mundo.

Na próxima segunda-feira (5), Haddad se desloca para Palo Alto e terá uma reunião entre 9h e 9h30 com a CIO do Google (GOGL34), Ruth Porat.

Segundo a Exame, esse será o segundo encontro entre os dois, que devem debater, além dos investimentos em data centers, a agenda regulatória do Brasil e outras discussões estratégicas, considerando que a companhia possui diversos investimentos no país.