Economia

Haddad diz que juros caem de maneira tímida 

Haddad ainda reiterou que os juros reais seguem altos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta terça-feira (12) que a taxa de juros do Brasil começou a cair “de forma tímida, mas consistente”. Apesar disso, o ministro reiterou que os juros reais seguem altos, o que deixa o Banco Central com “gordura para queimar” na política monetária.

“A taxa de juros começa a cair ainda de forma tímida, mas consistente”, pontuou Haddad durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, mais conhecido como “Conselhão”.

“Nós temos gordura para queimar na política monetária, nossa taxa de juro real ainda está muito distante do segundo colocado”, argumentou.

Na próxima quarta-feira (13), a diretoria do BC irá se reunir para definir o patamar da Selic. Os investidores esperam que seja anunciado um novo corte de 0,50 ponto percentual na taxa de juros, que iria a 11,75% ao ano.

Haddad: déficit zero em 2024 será de ‘construção mês a mês’

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou na segunda-feira (11) que o cumprimento da meta do déficit zero em 2024 será uma “construção que será feita mês a mês”.

Após se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ministros palacianos, Haddad disse que será preciso acompanhar no ano que vem o desempenho das receitas e, se preciso, antecipar novas medidas para elevar a arrecadação.

“A Fazenda está sempre de seis meses a um ano adiantada em relação à agenda de hoje. Se precisar tomar novas medidas, vamos ter que tomar, tanto do ponto de vista da receita quanto da despesa”, garantiu. “O crescimento vai ajudar muito.”

Na semana decisiva para o governo aprovar medidas no Congresso Nacional, o ministro da Fazenda disse que está confiante e “negociando muito os textos”. Eventuais alterações nas propostas enviadas pela Fazenda, disse, não devem causar impactos nas expectativas de arrecadação.

“Todas as medidas foram muito negociadas. Pode ter ainda um senador ou deputado que precisamos conversar, mas está consolidado um texto bem avançado de entendimento”, afirmou Haddad, sem se referir a uma medida específica.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile