Política

Haddad e outros Ministros se reúnem para discutir corte de gastos

Além de Rui Costa, Haddad e Tebet, participam as autoridades: Esther Dweck (Gestão e Inovação) e Carlos Lupi (Previdência Social)

Fernando Haddad e Rui Costa / Foto: Diogo Zacarias
Fernando Haddad e Rui Costa / Foto: Diogo Zacarias

O Palácio do Planalto informou que o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), recebeu nesta tarde de terça-feira (5) outros ministros e autoridades do governo para darem sequência às tratativas sobre as medidas de corte de gastos. Estão no encontro, Fernando Haddad (PT) e Simone Tebet (MDB).

Inicialmente a reunião dos ministros aconteceria às 16h, porém, foi antecipada para o início da tarde, de acordo com a Casa Civil.

Além de Rui Costa, Haddad e Tebet, participam as seguintes autoridades: Esther Dweck (Gestão e Inovação) e Carlos Lupi (Previdência Social). 

O encontro é fechado. Não há previsão de entrevista coletiva dos participantes ao fim da reunião, segundo o “InfoMoney”.

Uma reunião das autoridades do governo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para definir o pacote de medidas de contenção de gastos, foi realizada na segunda-feira (4), mas o encontro terminou sem anúncio e com previsão de novas rodadas de reuniões entre ministros para debater o tema.

No entanto, Haddad afirmou que as medidas estavam adiantadas, prevendo um anúncio para esta semana.

Haddad: estamos prontos para anunciar o corte de gastos nessa semana

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta segunda-feira (4) que acredita que a equipe econômica está pronta “essa semana para anúncio do Plano de corte de gastos“. De acordo com o ministro, a parte técnica do projeto “está avançada”.

Ainda segundo Haddad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou o final de semana trabalhando no pacote de medidas fiscais. “Por deferência a Lula, vamos esperar algumas horas para ter o encaminhamento sobre cortes”, disse o ministro.

A reunião sobre o pacote fiscal, aguardada ansiosamento pelo mercado, acontecerá depois do período da manhã, assegurou o ministro, que cancelou sua ida à Europa em meio à pressões para o anúncio das medidas.

De acordo com informações do colunista Lauro Jardim, do O Globo, o governo pode anunciar ainda nesta segunda (4) o pacote de corte de gastos. O intuito do presidente Lula ao pedir que Haddad adiasse a sua viagem à Europa foi justame

nte acelerar a divulgação das medidas, apurou o colunista.