Presidente do Banco Central do Brasil nos dois mandatos do presidente Lula, entre 2003 e 2011, e ministro da Fazenda do governo de Michel Temer, entre 2016 e 2018, Henrique Meirelles crê que o Brasil não terá problema para implementar o Real Digital, pois conta com um mercado bem regulamentado.
“O mercado financeiro brasileiro é um dos mercados mais bem regulados do mundo. Tanto que, quando houve a crise americana entre 2007 e 2008, o mercado financeiro brasileiro, que já estava muito bem regulamentado, não teve problema. Único problema que tivemos foi resultado apenas das transações externas, que foi o colapso das linhas de crédito dos bancos americanos, o que, na época, levou ao Banco Central a emprestar reservas e rapidamente foi resolvido, então acho que o Brasil está preparado [para implementar o real digital]”, afirmou Meirelles em entrevista ao BP Money.
O ex-ministro esteve presente no Digital Finance Brasil, do Blockchain SP + SciBiz, nesta quinta-feira (22). Em entrevista exclusiva, Meirelles aponta que o Real Digital será aceito pela população por ter a chancela do Banco Central.
“No momento em que o Banco Central lança sua própria moeda, tenderá a ter uma aceitação maior justamente por ser do BC e ter toda sua garantia, então isso faz parte exatamente do modelo de institucionalização e consolidação do mercado”, destacou o ex-ministro e presidente do BC.
Digital Finance Brasil
O CEO e idealizador do Blockchain Festival, Francisco Carvalho, decidiu levar o evento para o Campus da USP, a única universidade da América Latina a figurar entre as 100 instituições com maior reputação acadêmica do mundo.
Com o evento “Digital Finance Brasil”, o Blockchain SP + SciBiz acontece entre os dias 20 e 23 de junho, em parceria com o SciBiz, no Campus da USP.
O evento é um hub de negócios, com palestras que variam de noções básicas a mergulhos setoriais profundos nas implicações globais dessa tecnologia emergente e painéis, promovendo inúmeros eventos dedicados à tecnologia, ciência, negócios, educação, inovação e ativos digitais onde grandes empresas, acadêmicos e autoridades se reunirão para vivenciar o futuro das transações financeiras – da revolução Blockchain ao Real Digital – e compartilhar conhecimento, criar soluções e gerar oportunidades de negócios.