O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores de São Paulo, abriu em queda nesta quarta-feira (20). Por volta das 10h15 (de Brasília), o índice avançava 0,03% a 115,013 mil pontos, influenciado pelos anúncios corporativos das principais empresas do País.
A divulgação dos balanços e resultados da Usiminas (USIMI5) influenciou a abertura do Ibovespa. A empresa do setor siderúrgico apresentou o crescimento de 5% no lucro líquido em relação ao mesmo trimestre de 2020. Entretanto, em comparação aos últimos três meses de 2021, a queda foi de 49%.
A Vale (VALE3) também divulgou alguns dados referentes à produção. A companhia produziu 63,9 milhões de toneladas de finos de minério de ferro no primeiro trimestre do ano, volume 6% inferior na comparação anual.
Segundo a mineradora em relatório divulgado ao mercado após o fechamento do pregão da última terça-feira (19), a queda de 4,1 milhões de toneladas na produção se deveu a uma série de fatores.
O Assaí (ASAI3), por sua vez, divulgou o recorde de vendas em um primeiro trimestre, com receita líquida acumulada de R$ 11,4 bilhões, e crescimento de 21,1% em comparação aos três primeiros meses do último ano.
De acordo com o anúncio realizado pelo Assaí na última terça-feira (19), o comparativo com o primeiro trimestre de 2021 é recorde para a companhia. Além disso, o montante é 8,1% superior ao registrado no período entre outubro e dezembro do ano passado.
No mercado norte-americano, a divulgação do Livro Bege do FED (o Federal Reserve, banco central norte-americano) é destaque. O documento que será vinculado pela instituição monetária é o relatório que detalha as condições econômicas no país, incluindo as novas possíveis alterações nas taxas de juros.
Além disso, os balanços corporativos das empresas também resultaram na abertura mista das bolsas dos EUA.
A Netflix (NFLX34) informou, na última terça-feira (19), a perda de 200 mil assinantes no primeiro trimestre de 2022, sendo a primeira vez que a empresa divulgou uma queda no número de assinantes desde outubro de 2011. Com o anúncio, o serviço de streaming chegou a perder, por um momento, 26% das ações na Nasdaq.
Além disso, gigantes financeiras norte-americanas como Procter & Gamble (PGCO34), Tesla (TSLA34), e United Airlines (UAL) também divulgam seus resultados nesta quarta (20).
– Dow Jones (EUA), +0,69%
– S&P 500 (EUA), +0,069%
– Nasdaq (EUA), -0,99%
Já na Europa, as atenções seguem no conflito entre Rússia e Ucrânia. As atenções se intensificaram após ataques russos começarem a acontecer também no leste ucraniano, o que foi caracterizado pelo governo local como “segunda fase” da guerra, além da captura da cidade Kreminna pelas forças russas.
Além disso, o FMI (Fundo Monetário Internacional) anunciou a redução das projeções de crescimento global para 2022 e 2023, alegando o forte impacto econômico que a invasão da Rússia na Ucrânia ainda ocasionará ao redor do mundo.
– FTSE 100 (Reino Unido), +0,07%
– DAX (Alemanha), +1,10%
– CAC 40 (França), +1,22%
– FTSE MIB (Itália), +1,13%
Enquanto isso, os mercados da Ásia registraram fechamentos mistos nas principais bolsas da região.
Na China, o PBoC (Banco do Povo da China) informou que manterá as taxas de juros para empréstimos de curto e longo prazos inalteradas, em 3,7% e 4,6% respectivamente.
Além disso, os novos sinais de apoio político do governo chinês seguem no radar dos acionistas da região, com o país ainda enfrentando o pior surto de covid-19 desde o início da pandemia, em 2020.
– Nikkei (Japão), +0,86%
– Kospi (Coreia do Sul), +0,02%
– Hang Seng Index (Hong Kong), -0,40%
– Shanghai SE (China), -1,35%
De volta ao cenário doméstico, as ações do Ibovespa também sofrem influência das falas do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, nas reuniões do G20 e do FMI (Fundo Monetário Internacional), em Washington, nos EUA, que acontecerão nesta quarta (20).