
O Ibovespa, principal índice da bolsa brasileira, encerrou esta sexta-feira (12) em alta de 0,99%, aos 160.766,37 pontos. Já o dólar comercial subiu 0,11%, cotado a R$ 5,40, a moeda acumulou queda de 0,40% na semana.
Apesar do avanço local, o mercado brasileiro operou de forma descolada de Wall Street, que registrou perdas ao longo do dia.
Segundo Bruno Perri, economista-chefe e sócio-fundador da Forum Investimentos, o mercado local reagiu bem aos dados econômicos divulgados no Brasil.
“O Ibovespa sobe hoje descolado das bolsas americanas, que caem. O mercado digere bem a Pesquisa Mensal de Serviços, que apontou desaceleração do setor”, afirma.
Além disso, o economista avalia que um ritmo mais fraco da atividade pode influenciar as próximas decisões do Banco Central.
“Uma desaceleração mais clara da economia pode manter apostas de parte do mercado em corte da Selic já em janeiro”, completa.
Cenário político melhora
Além dos dados econômicos, o ambiente político também ajudou a sustentar o otimismo moderado do mercado.
Segundo Perri, pesquisas eleitorais recentes indicam ganho de tração de candidaturas de centro-direita, especialmente do governador de São Paulo.
“A pesquisa Futura/APEX, que mostra eventual vitória de Tarcísio de Freitas no segundo turno, e o comentário de Michelle Bolsonaro, sinalizando que aceitaria ser vice, dão algum fôlego aos mercados”, analisa.
Além disso, ele destaca a repercussão da decisão internacional envolvendo o ministro Alexandre de Moraes.
“A reversão da aplicação da Lei Magnitsky é interpretada como enfraquecimento do núcleo mais duro do bolsonarismo, que pressiona pelo nome de Flávio”, afirma.
Wall Street em queda com tech
Enquanto isso, nos Estados Unidos, os principais índices operaram em queda. O destaque negativo ficou com o setor de tecnologia.
Segundo Perri, o movimento reflete uma maior aversão ao risco.
“Há uma preocupação crescente com a sustentabilidade das cotações das empresas de tecnologia, sobretudo as mais expostas à inteligência artificial”, explica.
Além disso, fabricantes de chips lideraram as perdas.
“Observamos um forte movimento de venda, especialmente em empresas como a Nvidia”, acrescenta.
Desempenho dos índices em NY
- Dow Jones: -0,51%
- S&P 500: -1,07%
- Nasdaq: -1,69%
Dólar comercial fecha com alta de 0,11%
O dólar voltou a subir frente ao real nesta sexta-feira. No entanto, o movimento acompanhou a valorização global da moeda americana.
O índice DXY avançou 0,06%, aos 98,41 pontos. Ainda assim, no acumulado da semana, o dólar registrou queda de 0,40%.
“Apesar do bom desempenho dos ativos domésticos, o dólar sobe levemente, refletindo a maior aversão ao risco nos mercados americanos”, conclui Perri.