Foto: Reprodução Pixabay
Foto: Reprodução Pixabay

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta quarta-feira (10) com alta de 0,69% aos 159.074,97 pontos. O dólar comercial, por sua vez, encerrou com avanço de 0,62%, cotado a R$ 5,46.

Além disso, o mercado acompanhou a Super Quarta, quando Brasil e Estados Unidos anunciaram decisões importantes de política monetária.

O Federal Reserve cortou os juros em 0,25 ponto percentual, como amplamente previsto. O Copom, contudo, manteve a Selic em 15% ao ano, refletindo uma postura mais cautelosa diante do cenário doméstico.

Decisão do Fed e análise

“A decisão veio em linha com o esperado, na minha visão. Não tivemos nenhuma surpresa. O corte de 25 pontos-base era amplamente antecipado pelo mercado”, afirma Bruno Perri, economista-chefe, estrategista de investimentos e sócio-fundador da Forum Investimentos.

Além disso, Perri avalia que o ciclo de cortes deve continuar, embora haja sinais de possível pausa na próxima reunião. “Dois diretores votaram pela manutenção da taxa básica de juros. Isso coloca em dúvida se teremos corte na próxima decisão”, analisa.

Próximos passos da política monetária americana

Perri explica que o Fed demonstrou preocupação crescente com o mercado de trabalho. “O corte veio muito mais pelo enfraquecimento do mercado de trabalho do que pela inflação de curto prazo, que ainda não está no centro da meta”, afirma.

Por outro lado, ele observa que o Fed manteve a sinalização de novos cortes, embora condicionados aos indicadores. “Daqui para frente, a porta está aberta para novos cortes, mas isso depende, primeiro, da inflação e, também, da dinâmica do mercado de trabalho. Agora, se chegarmos em janeiro com um payroll muito fraco, é possível que o Fed corte novamente no início do ano”, avalia.

Dólar tem segunda alta seguida

O dólar registrou a segunda alta consecutiva frente ao real. O movimento, no entanto, contrasta com o desempenho da moeda americana no exterior. O índice DXY caiu 0,38%, para 98,84 pontos, refletindo a desvalorização da divisa ante outras moedas fortes.

As principais bolsas de Wall Street operaram de forma mista após a decisão do Fed. O mercado aguardava as palavras de Jerome Powell na coletiva de imprensa para entender melhor o tom da política monetária para 2026. O índice S&P 500 foi para 1,05%, Nasdaq e Dow Jones subiram, 0,33% e 0,68%.