O Ibovespa futuro opera em alta nesta sexta-feira (29). Por volta das 9h15 (de Brasília), o índice avançava 0,91% a 112.100 mil pontos.
As projeções do Ibovespa Futuro passam pelas novas divulgações e dados sobre a inflação norte-americana.
Após as divulgações de resultados corporativos importantes nos EUA, como os balanços da Amazon (AMZO34) e da Apple (AAPL34), as preocupações dos acionistas da região seguem em torno do aperto monetário do FED (Federal Reserve, o banco central norte-americano).
O PIB (Produto Interno Bruto) do país, divulgado na última quinta-feira (28) pelo Departamento de Comércio norte-americano, foi 1,4% menor do que o registrado no primeiro trimestre de 2021.
Com isso, as atenções dos acionistas da região estão voltadas ao anúncio do PCE (índice de preços de gasto com consumo) norte-americano, importante indicador inflacionário do FED que será divulgado nesta sexta-feira.
No Brasil, diversas empresas realizaram a divulgação de seus balanços corporativos, com destaque para os números da Multiplan (MULT3) e da Hypera (HYPE3).
Além disso, a Usiminas (USIM5) e o Assaí (ASAI3) anunciaram suas distribuições de dividendos.
Já no mercado europeu, o PIB da Alemanha cresceu 0,2% comparado aos últimos três meses de 2021, segundo divulgação do Destatis.
O PIB da zona do euro, por sua vez, registrou valorização de 0,2% no primeiro trimestre de 2022, e a CPI (Taxa Anual de Inflação ao Consumidor, foi de 7,5% no mês de abril.
Enquanto isso, na Ásia, uma nova reunião do Politburo garantiu por parte das autoridades da China mais apoio político para atingir a meta de crescimento econômico do país para o ano.
Em contrapartida, o lockdown na capital Pequim ainda segue como possibilidade para o governo chinês, com a vigente alta nos casos de Covid-19.
Voltando ao cenário doméstico, esta sexta-feira também marca a reunião da BRMalls com a Aliansce Sonae para os detalhes finais da proposta de combinação entre as duas empresas, o que também atrai a atenção dos acionistas para a projeção do Ibovespa Futuro.