Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa opera em alta com tarifaço e "Superquarta" no radar; dólar recua

Alívio externo, expectativa por juros estáveis e negociações sobre tarifas impulsionam o Ibovespa às vésperas da Super Quarta

Ibovespa
Foto: Unplash

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em alta nesta terça-feira (29), por um alívio externo nos mercados internacionais e pela expectativa de manutenção dos juros pelo BC (Banco Central) e pelo Fed (Federal Reserve)  na chamada Super Quarta, marcada para quarta-feira (30).

Além disso, houve otimismo com as negociações do governo brasileiro para tentar adiar ou suavizar o impacto das tarifas dos EUA.

Por volta das 13:00h (horário de Brasília), o Ibovespa recuava +0,74%, aos 133,105% segundo dados da B3. 

Já o dólar comercial recuava  no mesmo horário, cotado a R$5,56, recuando -0,44%.

Atenção ao Copom e tensões comerciais

Os investidores seguem atentos à decisão do Copom, marcada para a quarta-feira (30), com projeções amplamente indicando a manutenção da taxa Selic em 15% ao ano. 

Também pesa no cenário o avanço das negociações do governo brasileiro com autoridades norte-americanas para tentar mitigar os efeitos do tarifaço anunciado pelos EUA. 

As ações da Petrobras registram alta, acompanhando a valorização dos preços internacionais do petróleo. Já os setores ligados à exportação operam com maior volatilidade, diante da indefinição sobre as tarifas que podem entrar em vigor no início de agosto.

EUA

Nos EUA, o clima é de otimismo antes da decisão do Federal Reserve, com expectativa de manutenção dos juros. 

Os resultados corporativos positivos divulgados recentemente seguem impulsionando os principais índices de Wall Street. 

Além disso, dados de consumo e confiança mostram uma economia ainda resiliente, reforçando a percepção de que o Fed poderá manter a atual política monetária por mais tempo.

Cotação dos índices dos EUA

Dow Jones: -0,47%

S&P 500: -0,21%

Nasdaq: -0,24%