O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em alta nesta terça-feira (14), pressionado pelos temores de uma escalada nas tensões comerciais entre EUA e China.
Por volta das 13h20 (horário de Brasília), o Ibovespa avançava 0,12, aos 142.082,38 pontos, segundo dados da B3.
Já o dólar comercial seguia o mesmo ritmo, avançando 0,29% no mesmo horário, cotado a R$5,47.
Investidores monitoram tensões EUA-China e volatilidade em mercados globais
Após um pregão de alívio na véspera, impulsionado pelo tom mais conciliatório do presidente americano, Donald Trump, em relação à China, os investidores reassessam os riscos de uma nova escalada da guerra comercial. Novas declarações do secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, reacenderam preocupações sobre a relação entre as duas potências.
Em entrevista ao Financial Times, Bessent afirmou que Pequim busca enfraquecer a economia global ao restringir a exportação de minerais críticos e impor sanções a empresas americanas.
Investidores monitoram o retorno do mercado americano de títulos nesta terça-feira, após o feriado do Dia de Colombo na véspera.
O estresse visto na sexta-feira passada teve origem no sell-off dos papéis da dívida da Raízen no mercado offshore, provocando salto do CDS do Brasil e impactando o câmbio e outros ativos locais.
Cotação dos índices dos EUA
Dow Jones: +0,34%
S&P 500: -0,15%
Nasdaq: -0,58%