O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em alta nesta quinta-feira (4), pressionado pelos dados de inflação no Brasil e nos EUA, apesar de o IPCA ter apresentado deflação de 0,11% em agosto, o resultado veio acima da mediana das projeções, que indicava uma queda de 0,16%.
Por volta das 13h00 (horário de Brasília), o Ibovespa avançava 0,72%, aos 142.634,62 pontos, segundo dados da B3.
Já o dólar comercial seguia ritmo contrario, recuando 0,66% no mesmo horário, cotado a R$ 5,40.
Cenarios
Julgamento de Bolsonaro
O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus por tentativa de golpe de Estado foi retomado no STF nesta quarta-feira (10), com o voto do ministro Luiz Fux apontando a incompetência da Corte para julgar o caso.
A decisão de Fux abre espaço para que o processo vá ao plenário e ameniza, ao menos momentaneamente, o risco de atritos entre Brasil e EUA, diante das ameaças do governo Trump de possíveis retaliações. Segundo o Itamaraty, os Três Poderes não se intimidarão “por qualquer forma de atentado à nossa soberania”.
PPI dos EUA
Nos EUA, o índice de preços ao produtor (PPI) recuou 0,1% em agosto, ante expectativa de alta de 0,4%, reforçando apostas de cortes na taxa de juros pelo Federal Reserve (Fed).
O resultado, somado à valorização de 1,09% das bolsas internacionais e à alta de 0,25% do
Cotação dos índices dos EUA
Dow Jones: -0,45%
S&P 500: +0,38%
Nasdaq: +0,26%