Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa opera em queda com cautela após condenação de Bolsonaro; dólar cai

Investidores repercutem a elevação dos juros futuros no Brasil e seguem atentos ao cenário político, após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro

Ibovespa / Foto: CanvaPro
Ibovespa / Foto: CanvaPro

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em queda nesta sexta-feira (12), após ter renovado recorde nominal no fechamento da véspera.

Investidores repercutem a elevação dos juros futuros no Brasil e seguem atentos ao cenário político, após a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo STF (Supremo Tribunal Federal), que aumenta a tensão diplomática com os EUA.

Por volta das 13h00 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 0,40%, aos 142.579,40 pontos, segundo dados da B3.

Já o dólar comercial seguia no mesmo ritmo, recuando 0,71% no mesmo horário, cotado a R$5,35.

Ata do julgamento que condenou Bolsonaro será homologada dia 23, diz STF

A ata do julgamento que levou à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus por tentativa de golpe de Estado e crimes correlatos será homologada no dia 23 de setembro, na próxima sessão da Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal). A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação da Corte.

A homologação da ata é o primeiro passo formal de um longo rito jurídico até que os condenados comecem, de fato, a cumprir as penas de prisão. 

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão em regime inicialmente fechado.

Após o dia 23, os ministros que participaram do julgamento terão até 60 dias para formalizar os votos apresentados. Só então será publicado o acórdão — a decisão final do julgamento colegiado.

Somente a partir da publicação do acórdão começará a contar o prazo para que as defesas apresentem embargos de declaração, único recurso cabível no caso. Esse instrumento serve apenas para esclarecer eventuais omissões ou contradições na decisão.

Cotação dos índices dos EUA

Dow Jones: -0,41%

S&P 500: -0,01%

Nasdaq: +0,41%