Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa opera em queda com temor de tarifas dos EUA; dólar sobe

Investidores reagem ao impasse tarifário com os EUA e à inflação acima do esperado no Brasil, que reacende temores sobre a política de juros

Ibovespa (IBOV) / Foto: Agência Brasil
Ibovespa (IBOV) / Foto: Agência Brasil

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em queda nesta sexta-feira (25), pressionado pelo impasse comercial com os EUA e por dados de inflação acima do esperado no Brasil.

Por volta das 13:00h (horário de Brasília), o Ibovespa recuava -0,29%, aos 135,468% segundo dados da B3. 

Já o dólar comercial avançava no mesmo horário, cotado a R$5,56, uma alta de +0,94%.

IPCA-15 de julho

O mercado local repercute a divulgação do IPCA-15 de julho, que subiu 0,33%, acima dos 0,26% de junho e da mediana das projeções (0,30%). A leitura reforça o receio de que a desinflação esteja perdendo fôlego, o que pode influenciar as expectativas para a política monetária.

Ao mesmo tempo, os investidores seguem atentos ao impasse tarifário com os EUA. O governo norte-americano ameaça impor uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, caso um acordo não seja firmado. 

Apesar dos esforços do vice-presidente Geraldo Alckmin em manter o diálogo com autoridades norte-americanas, o setor privado teme que uma solução não seja alcançada a tempo.

Empresas com forte exposição ao comércio exterior, como WEG (WEGE3) e Embraer (EMBR3), estão entre as mais pressionadas diante das incertezas sobre tarifas e acesso ao crédito.

Cotação dos índices dos EUA

Dow Jones: +0,17%

S&P 500: +0,24%

Nasdaq: +0,24%