O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em alta nesta quarta-feira (30),em meio à cautela com a decisão de juros do Copom, enquanto investidores seguem atentos às tensões comerciais entre Brasil e EUA e possíveis impactos das tarifas americanas.
Por volta das 12:30h (horário de Brasília), o Ibovespa recuava -0,36%, aos 132,251% segundo dados da B3.
Já o dólar comercial avançava no mesmo horário, cotado a R$5,61, uma alta de +0,69%.
Copom, Fed e tarifas: investidores atentos a decisões cruciais
O Copom do Brasil e o Federal Reserve dos EUA divulgam hoje suas decisões de política monetária, com expectativa de manutenção dos juros da Selic (15%) e nos EUA.
O Mercado segue com atenção à imposição de tarifas de até 50% pelos EUA sobre produtos brasileiros, previstas para entrar em vigor em 1º de agosto.
O governo federal busca negociar e amenizar o impacto
A chamada “Superquarta” traz as decisões de juros no Brasil e nos EUA.Embora a expectativa majoritária seja de manutenção das taxas em ambos os países, o foco dos mercados está na comunicação dos bancos centrais.
Nos EUA, a maior parte das autoridades do Fed tem sinalizado estabilidade nas taxas de juros em pronunciamentos recentes, o que reforça essa perspectiva entre os agentes do mercado.
Ainda assim, vale destacar que Christopher Waller, membro do conselho do Fed, tem defendido publicamente que a taxa básica já deveria estar em processo de corte.
Cotação dos índices dos EUA
Dow Jones: -0,11%
S&P 500: +0,06%
Nasdaq: +0,25%