Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa opera em queda pressionado por Petrobras; dólar cai

A produção industrial brasileira, divulgada pelo IBGE, apresentou queda de 0,2% em julho, ante estabilidade no mês anterior

Ibovespa
Foto: Freepik / Ibovespa

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em alta nesta quarta-feira (3), pressionado pela queda do petróleo no mercado internacional e com os investidores de olho no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no STF, enquanto aguardam os dados de vagas de trabalho nos EUA, pelo relatório Jolts.

Por volta das 13h00 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 0,27%, aos 139.949,41 pontos, segundo dados da B3.

Já o dólar comercial recuava 0,25% no mesmo horário, cotado a R$ 5,45.

Pressão sobre Petrobras e indústria freia Ibovespa

As ações da Petrobras (PETR3 e PETR4) lideram as perdas, impactadas pelo recuo de 2% nos preços do petróleo no mercado internacional. A possibilidade de que a Opep+ considere novos aumentos na produção no fim de semana adiciona pressão negativa sobre a estatal.

A produção industrial brasileira, divulgada pelo IBGE, apresentou queda de 0,2% em julho, ante estabilidade no mês anterior.

Apesar de menos intensa que a expectativa de retração de 0,3%, a desaceleração reforça a cautela sobre o ritmo da economia.

No campo político, investidores acompanham o segundo dia do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF (Supremo Tribunal Federal), relacionado à tentativa de golpe de Estado. 

Cotação dos índices dos EUA

Dow Jones: -0,37%

S&P 500: +0,31%

Nasdaq: +0,85%