Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa sobe com espera de dados dos EUA e falas de Galípolo; dólar cai

Mercado acompanha divulgação de indicadores do trabalho nos EUA e declarações do presidente do BC

Ibovespa
Foto: Ibovespa/CanvaPro

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em alta nesta segunda-feira (29), a espera dos indicadores do mercado de trabalho dos EUA e das falas de Galípolo.

Por volta das 13h00 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 0,69%, aos 146.452,92 pontos, segundo dados da B3.

Já o dólar comercial segue em ritmo contrário, recuando 0,35% no mesmo horário, cotado a R$5,32.

Galípolo diz que BC atua contra disfuncionalidades e descarta mudanças em reservas e swaps

O presidente do BC (Banco Central), Gabriel Galípolo, descartou nesta segunda-feira (29), mudanças na abordagem atual da instituição em relação às reservas cambiais e ao estoque de swaps, reforçando que o câmbio no Brasil é flutuante e que a instituição atua para corrigir disfuncionalidades.

“Não há nenhum objetivo ou preocupação no sentido de recomposição de reservas ou mudanças em swaps”, disse Galípolo durante participação no evento Itaú Macro Day, em São Paulo.

Segundo ele, o BC tem reservas robustas para responder a qualquer disfuncionalidade no mercado de câmbio.

Nos últimos anos, o BC tem repetido que suas atuações no mercado — por meio de leilões de dólares ou de swaps, um tipo de contrato cambial que influencia cotações no mercado futuro e, consequentemente, também no segmento à vista — servem para reduzir disfuncionalidades, e não para conter a alta ou a baixa do dólar.

“Temos convicção de que o câmbio flutuante é importante”, reforçou Galípolo. Questionado sobre o déficit atual da conta corrente brasileira, Galípolo afirmou que o resultado demonstra que a demanda interna segue elevada.

Mercado de trabalho nos EUA

Lá fora, as atenções se voltam para os EUA, onde a divulgação de três importantes indicadores do mercado de trabalho pode influenciar a decisão do Fed (Federal Reserve) sobre os juros.

Na terça-feira (1), sai o Jolts, relatório que mede o número de vagas em aberto no país. Na quarta-feira (2), será divulgado o ADP, com dados sobre a criação de empregos no setor privado. E, na sexta-feira (4), será conhecido o Payroll, relatório oficial e mais abrangente sobre o mercado de trabalho dos EUA.

Cotação dos índices dos EUA

Dow Jones: -0,11%

S&P 500: +0,21%

Nasdaq: +0,50%