Acompanhamento de mercado

Ibovespa vira para queda com cenário de incertezas; dólar recua

Aumento das tensões geopolíticas, do pessimismo em relação ao fiscal e demora do Fed para iniciar cortes de juros impactam Ibovespa

Bolsa de Valores
Foto: Pixabay

Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, iniciou o pregão desta quarta-feira (17) em alta, mas virou para queda dianta da permanência das incertezas em relação ao cenário interno e externo.

Por volta das 13h19 (horário de Brasília), o índice recuava 0,44%, aos 123.838,99 pontos.

O dólar, após atingir o maior patamar desde março do ano passado, recua nesta quarta-feira (17). Próximo às 13h40 (horário de Brasília), a moeda norte americana caía 0,43%, cotada a R$ 5,2469.

Ibovespa: dúvidas sobre início do corte de juros nos EUA e meta fiscal preocupam

Em mais um dia, o mercado reage mal às incertezas quanto ao início das reduções nas taxas de juros norte americanas e ao cumprimento da meta fiscal brasileira.

O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, disse em evento da XP no FMI, em Washington, que “reação do mercado implica que parte da recente revisão vem do fiscal”, mas ressaltou que “uma parte bem maior vem do cenário externo”.

A fala de Campos Neto faz referência à mudança da meta fiscal de 2025 proposta pelo Ministério da Fazenda. Anteriormente, a pasta havia falado em um superávit de 0,5% do PIB e, agora, alterou para zero.

O presidente do BC também citou os ruídos a respeito de interferência do governo federal e mudanças no comando da Vale (VALE3) e da Petrobras (PETR4) como parte da deteoriação.

Segundo Campos Neto, porém, o cenário externo está “muito mais adverso”, diante da demora do Fed (Federal Reserve) para inicar os cortes nas taxas de juros norte americanas e do agravamente das tensões geopolíticas, com o conflito entre Irã e Israel.

EUA

Na contramão do observado na manhã desta quarta-feira (17), os principais índices de Nova York operavam no vermelho por volta das 13h54.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,34%

S&P 500 Futuro: -0,68%

Nasdaq Futuro: -1,11%