ICVA: vendas no varejo caem 0,8% em outubro

O resultado representa uma interrupção de seis meses seguidos de crescimento nos indicadores.

O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) revelou nesta terça-feira (16) a queda de 0,8% nas vendas no varejo brasileiro em outubro, frente ao mesmo mês do ano passado. Os dados levam em consideração a inflação e leva em consideração 1,3 milhão de varejistas credenciados à empresa de meios de pagamentos.

O resultado representa uma interrupção de seis meses seguidos de crescimento nos indicadores, afirma o head de Inteligência da Cielo, Pedro Lippi, e acrescenta “apesar dos setores de serviços, como Turismo e Transporte e Bares e Restaurante, continuarem crescendo, mesmo descontando a inflação, as quedas observadas em outros setores, como Materiais para Construção e Supermercados e Hipermercados tiveram uma contribuição maior para a queda do índice. Com esse resultado de outubro, descontando a inflação, o patamar de faturamento do Varejo se afasta do verificado antes da pandemia”.

Segundo o ICVA, três regiões apresentaram crescimento nas vendas em outubro em relação ao mesmo período de 2020, sendo a região Norte com alta de 4,2%, seguida do Nordeste com resultado positivo de 1,2% e Sul com avanço de 0,5%.

Já outras duas regiões apresentaram ritmo de queda, que são: Centro-Oeste e Sudeste apresentaram quedas de 0,3% e 1,1% respectivamente.
 

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile