
O IGP-10 (Índice Geral de Preços 10) apresentou uma queda de 0,22% em abril e reverteu os ganhos de 0,04% registrados em março, de acordo com informações da FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgadas nesta terça-feira (15).
Os dados vieram dentro do intervalo das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pelo “Projeções Broadcast”. As expectativas estavam concentradas em uma queda de entre 0,50% e 0,08%, com mediana negativa de 0,30%.
Análise do IGP-10 e seus componentes
Na composição do índice, os preços no atacado medidos pelo IPA-10 apresentaram um recuo de 0,47% em abril, frente a uma queda de 0,26% em março.
Já o preço ao consumidor, medido pleo IPC-10 avançou 0,42% em abril, após o avanço de 1,03% em março. Já o INCC-10, que mede os preços da construção civil, teve elevação de 0,45% em abril, depois de subir 0,43% em março.
Economia brasileira: pesquisa aponta para quedas no 2º semestre
O ritmo acelerado da economia brasileira no início de 2025 está prestes a mudar. De acordo com uma pesquisa da Reuters com 48 economistas, o segundo semestre trará uma desaceleração do crescimento, impulsionada por dois fatores principais: juros ainda elevados e as crescentes incertezas no comércio internacional, principalmente devido a mudanças lideradas pelos Estados Unidos.
Após um primeiro semestre aquecido, impulsionado por uma safra agrícola recorde, os especialistas projetam que o Produto Interno Bruto (PIB) perca força entre julho e dezembro.
A estimativa é que o crescimento no primeiro semestre fique em torno de 2,5%, mas recue para 1,5% nos seis meses finais.