O período para a declaração do Imposto de Renda (IR) terá início na próxima quarta-feira (15) e poderá ser realizada até o dia 31 de maio. Quem recebeu um total de rendimentos tributáveis (salário, bônus na empresa etc) igual ou maior que R$ 28.559,70 em 2022, entre outros contribuintes é obrigado a declarar à Receita Federal (RF).
A RF vai fazer os pagamentos das restituições divididos em cinco lotes. Veja como fica o calendário
1º Lote – 31 de maio
2º lote – 30 de junho
3º lote – 31 de julho
4º lote – 31 de agosto
5º lote – 29 de setembro
De acordo com especialistas, declarar o IR permite que sobre tempo para fazer correções ou ir atrás de documentos que faltarem. Especialmente quem tem muitos bens e rendimentos deve começar a preencher a declaração o quanto antes.
Já o valor da restituição ele pode ser pago logo no primeiro lote, mas a realização do pagamento também pode ser feito mais para frente, se se a Receita fizer uma apuração mais minuciosa.
Imposto de Renda: como realizar a consulta?
A consulta pode ser feita na página da Receita Federal. O contribuinte deve clicar no campo “Meu Imposto de Renda” para, em seguida, clicar em “Consultar Restituição”. Também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.
A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.
O contribuinte receberá a restituição na conta bancária em que informou na Declaração do Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.