A Receita Federal informou nesta terça-feira (5) que prorrogou o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2022 para o dia 31 de maio. Antes, a data final era no dia 29 de abril. O prolongamento foi publicado no “Diário Oficial da União”.
A prorrogação vale também para os prazos relativos à declaração do Imposto de Renda de quem saiu do Brasil e da declaração de espólio. As restituições continuam seguindo as datas divulgadas no calendário anterior.
O contribuinte que tiver interesse em colocar a primeira parcela ou a quota única em débito automático no banco deve enviar a declaração do imposto até o dia 10 de maio. Anteriormente o prazo era até o dia 10 de abril. Quem optar por pagar depois da data final deve realizar o pagamento da primeira cota com DARF.
1,8 milhão vão declarar o Imposto de Renda pela primeira vez
A Receita Federal estima que cerca de 31,7 milhões devem declarar o Imposto de Renda em 2022. Deste número, cerca de 1,8 milhão (5,7%) vão realizar o procedimento pela primeira vez.
Veja também: Cerca de 1,8 milhão deve declarar IR pela 1ª vez em 2022
O contribuinte precisa cumprir o prazo na data estabelecida para não pagar multa. O IR é um tributo federal que é pago por pessoas físicas e jurídicas que entram nesta obrigatoriedade.
Os cidadãos que devem declarar o Imposto de Renda em 2022 são os que tiveram, em 2021 , rendimentos tributáveis com valor acima de R$ 28.559,70.
No Imposto de Renda, o contribuinte deve informar os rendimentos obtidos no ano anterior, o imposto pago e as despesas. Gastos relacionados à saúde e educação podem ser reduzidos, podendo aumentar a restituição ou diminuir o imposto a pagar.